Vários países com sobreposição de reivindicações no Mar da China Meridional já estariam construindo suas potências militares no território - um movimento que pode pôr em perigo a segurança ea estabilidade regionais.
De acordo com Indonesian Centro de Diplomacia, Democracia e Defesa diretor executivo Teuku Rezasyah, Malásia tem dois navios de guerra, as Filipinas um, China 27 e 26 em Taiwan operacional Mar da China Meridional.
Ele disse que o Vietnã tinha vários vasos de escolta que operam na área, enquanto os dados não estavam disponíveis para
Operações de Brunei está lá.
"27 navios de guerra da China nem sequer incluem o porta-aviões e submarinos [opera no Mar da China Meridional]", disse à The Jakarta Post recentemente.
Ele disse que um Tipo 093 da classe Shang submarino de ataque de propulsão nuclear foi observada no cais em construção.
Construção significativa ainda está em andamento na Base Naval Yalong Bay na ilha de Hainan, incluindo um cais quarto submarino no trecho sul da base, o aumento da camuflagem sobre a caneta submarino e uma linha ferroviária bunkered no lado oriental da península da bacia, ele disse.
"A China tem maciçamente valorizadas praias de Nam Yit Island e Cay Southwest Island, que faz fronteira com as Filipinas. ” A China fez os hubs de seus porta-aviões com base em imagens de satélite ",
Rezasyah disse.
Ele disse que a China provavelmente se preparando para um cenário de pior caso, com Nam Yit Ilha capaz de suportar três porta-aviões.
China, Malásia, Filipinas, Brunei, Vietnã e Taiwan têm sobreposição de reivindicações no Mar da China Meridional, que se estima ter reservas de petróleo e gás natural no valor de 17.700 milhões de toneladas, tornando-cama de reserva do mundo quarto maior.
As Paracels são reivindicadas pela China e Vietnam; Scarborough Shoals e Reed Banco são reivindicadas por China e nas Filipinas; Tungsha é reivindicada pela China e Taiwan; as Spratly são reivindicadas por China, Taiwan, Brunei, Malásia, Filipinas e Vietnã, de acordo com o Secretariado da ASEAN.
De acordo com Reza, Malásia construiu bases militares em Layang-Layang, uma ilha resort que tem uma pista de avião 1.356 metros de comprimento e fica a apenas 300 quilômetros de Kota Kinabalu em Sabah Malásia.
Nordeste Cay Island, que é reivindicada pelas Filipinas, é integrado com o United Fleet 7 Estados. Although it is hard to physically verify it, “planes that are used in that area are the same planes used by the US 7th Fleet”, he said. Embora seja difícil fisicamente verificar isso ", aviões que são usados nessa área são os mesmos aviões usados pelo sétimo Frota dos EUA", disse ele.
Taiwan está construindo suas forças militares em Tai Ping Dao Island (Itu Aba Island), que também é reivindicada pela China, Filipinas e Vietnã, disse ele.
"O que eu temo é se a China aproveita Tai Ping Dao Island, que é reivindicada por Taiwan, porque não haverá ninguém que possa fazer nada para ajudar, nem mesmo ASEAN, graças à política de uma China", disse Rezasyah.
As disputas territoriais no Mar da China Meridional trouxeram os EUA para o campo que está a antecipar o risco de agressão chinesa, possivelmente, através do seu plano para implantar 2.500 fuzileiros navais dos EUA em Darwin na Austrália, que é apenas 820 km de distância da Indonésia.
Já, os EUA têm 29.086 militares em suas bases na Coreia do Sul e 35.688 militares em suas bases no Japão, de acordo com várias fontes.
Os EUA também teriam pedido para ajudar a Indonésia a combater a China, pedindo a Indonésia para usar seu recém-concedido jatos de caça F-16 para ajudar o negócio dos EUA com a China "se alguma coisa ruim acontece no Mar da China Meridional", disse uma fonte ao Post.