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sexta-feira, 9 de abril de 2010

A ORIGEM DE DEUS - UMA REFLEXÃO                           Onir Francisco Damas
Gênesis 1:26 = também disse Deus: Façamos um homem à
nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
Gênesis 1:27 = Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à
imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Vejamos o significado em hebraico das palavras imagem e
semelhança, a fim de fazermos uma reflexão sobre o texto
acima, conforme dicionário bibliográfico:
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T selem =IMAGEM
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D MÛT=SEMELHANÇA
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T SELEM refere-se a imagem como uma representação da divindade. Nesse sentido, as imagens eram terminantemente proibidas. Observa-se que nem toda  escultura era broibida ( comforme os querubins de ouro),mas apenas os idolos. Tselem quer dizer FORMA.                                                                                                     D MÛT= semelhança, ao invés de limitar a palavra "imagem", na verdade desenvolve esta útima e especifica seu sentido. O homem não é apenas uma imagem de semelhança. Ele não é apenas representativo, mas representação. O homem é o representande visível, corpóreo, do DEUS invisivel, incorpóreo                                                        "D MÛT assegura que o homem é um representante adequado e fiel de DEUS na Terra" (Clines).
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“Em nenhuma outra passagem do A.T. esses dois
substantivos (tselem e demût) são paralelos ou relacionados um
com o outro”.                                                                                                                                           UMA PROFUNDA REFLEXÃO
Na exposição anterior ficou claro que o homem é o
representante visível, corpóreo de Deus invisível, incorpóreo.
Se Deus fez o homem de uma composição “juntando” vários
elementos, e Ele afirma: “Façamos um homem à nossa imagem,
conforme a nossa semelhança”, logo Deus é “oriundo” de uma
composição espiritual básica cujos elementos estão
caracterizados pela:
Onisciência: Tendo o cérebro por comparação com o homem
como fonte.
(Toda a Bíblia como referência)

Onipotência: Tendo os braços e mãos por comparação com o
homem, como fator de poder (força).
(Êxodo 14:21 e Êxodo 17:6)(Is 66:2)(Is 48:13).
Onipresença: Tendo as pernas e pés, como fator de presença,
por comparação com homem.
(Josué 1:3) (Deut 11:24) (Gênesis 3:8)
Quero deixar entendido que ao usar as expressões
imagem e semelhança, não estou igualando, pois pode dar
a entender para um Leitor desatento este sentido. Imagem
e semelhança do homem com Deus (Gn 1:26), não é ser
igual a Deus, e sim uma forma de comparação de
dimensão infinita.
Minha preocupação é que quanto mais se procura
abordar com palavras assuntos como os que estou
abordando, mais se expõe ao erro e a heresias.                                                                                            Desta forma deixo para o Leitor pensar o seguinte:
Deus é onisciente, o homem é possuidor de grande e
indiscutível inteligência;

Deus é onipotente, o homem é capaz de realizar façanhas
poderosas através das mãos;

Deus é onipresente, O homem através das pernas e pés
caracteriza sua presença dentro e
fora do planeta.

Em outras palavras, existe uma característica no homem, em
relação a Deus, de saber, poder e estar presente, pessoal e
tecnológica. Exemplo: Telefonia, telecomunicações, Internet, etc.
Deus tem a figura de um homem em imagem e semelhança, com o
primeiro homem criado no Jardim do Éden:
Deus -------------------------  Homem
Pai ---------------------------  Espírito (Jó 32:8)
Filho (Jesus) ----------------  Corpo
Espírito Santo --------------  Alma
Pai ----------------------------  É o Espírito (João 4:24)
Filho (Jesus) -----------------  É o corpo que dá forma e originou o
(João 1: 1 a 14) mundo material (Universo)

Espírito Santo ---------------  Tem a função que caracteriza a Alma
(Alma do Senhor) humana (dá gemidos inexprimíveis)
Levítico 26:30 (Romanos 8:26 e 27)

Por um processo misterioso e extraordinário que a nossa
mente humana não pode alcançar, o Deus Trino se originou de
substâncias perfeitas trinas espirituais num tempo ou espaço de
tempo na Eternidade.
Deus é único e não existe outro igual (Deuteronômio
32:39). Todas as substâncias perfeitas que existem na
eternidade deram origem a Deus. Não existe possibilidade de
outro Deus por não existir mais outras substâncias. Todas estão
em Deus. Elementos e substâncias puras, santas, perfeitas,
espirituais, por comparação, conforme conhecemos através da
tabela periódica de elementos químicos (Anexo).
Tudo indica que:
No Deus Pai está a Onisciência. (Atos 1: 7); (Mc
13:32).
No Deus Filho está a Onipotência. (João 1: 3) (Mt
28:18), (Filipenses 3:21).
No Deus Espírito Santo está a Onipresença. (Salmos
139: 7) (João 14:17).
Com certeza os três formam uma Unidade Perfeita e agem
em Unidade. (1ª João 5: 7), ( Mateus 28: 19).
Do exposto observe o exemplo de profundo sentido
teológico e fundamental para entender Gênesis 1:26:
Gn 1:26 diz: Façamos (plural) Trindade em ação;
Gn 1:28: Quem falava com Adão: O Pai, o Filho ou o
Espírito Santo?
Resposta: DEUS falava (fala);
Da mesma forma em relação ao Corpo, Alma e Espírito,
quem é que fala?
Resposta: O Homem fala.
PARA MEXER COM A IMAGINAÇÃO
O cérebro humano é constituído de fosfato, entre outras
substâncias. Órgão da inteligência. – Espírito.
Os ossos são constituídos de cálcio, entre outras
substâncias. Formam o esqueleto. – Base do corpo
O sangue é constituído de ferro, entre outras substâncias.
Função biológica vital. – Alma.
Cada órgão possui suas características de composição e
função.
Com isso, sem forçar uma comparação, mas com o intuito
de entender a natureza Divina através da imagem e semelhança
com o homem, podemos pensar que os Atributos de Deus, que
são inúmeros, possuem uma localização conforme podemos ver
no homem, guardadas as devidas dimensões entre o espiritual e
o material, entre o Divino e o humano, entre o Perfeito e o que
perdeu a Perfeição.
Ao escrever essas colocações ousadas, pensei nas pessoas
que como eu, querem uma explicação a respeito do inexplicável,
mas que se satisfazem com o que mais se aproxima do alvo.
Creio que a partir do que exponho, outras pessoas se
interessem, não em descobrir, mas em mostrar com
fundamentos mais sólidos, um melhor conhecimento sobre os
assuntos tratados, sem medo e sem escandalizar, mas com
temor.
Deus conhece as nossas intenções e certamente nos perdoa
as interpretações que não correspondam à perfeição.
Deus sabe que de maneira nenhuma estou banalizando seu
Ser, pelo contrário, minha intenção é torná-lo real para os
cépticos e conhecido para os agnósticos.

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