google

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vulcão Tungurahua está em atividade há uma semana

será esse + um sinal, que DEUS tenha misericórdia de nos 


O vulcão Tungurahua, localizado na região central dos Andes do Equador, entrou em atividade há sete dias e vem apresentando erupções constantes. Nesta terça-feira, uma coluna grossa de cinzas e fumaça atingiu sete quilômetros de altura.

As autoridades locais fecharam escolas e evacuaram moradores de zonas habitadas próximas ao vulcão. A fumaça tóxica já chegou a casas e fazendas da região e os danos às lavouras e pastagens já são visíveis.
De acordo com o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional do Equador, foram verificas pelo menos seis erupções mais fortes nos últimos dias. As erupções estão variando entre moderadas a intensas, segundo o instituto.
A última grande erupção do Tungurahua aconteceu entre 1916 e 1918. Depois de um grande período de inatividade, o vulcão passou a entrar em erupção frequente a partir de 99. Duas recentes erupções significativas ocorreram em fevereiro de 2008 e agosto de 2006.
A foto ilustrativa mostra o vulcão em atividade no dia 17 de outubro de 99. Crédito: Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional do Equador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário